Diz a Palavra que uma mulher rica sunamita e seu marido observavam Eliseu todas as vezes quando esse passava pela cidade de Suném, eis que numa dessas vezes ela sentiu a unção que estava sobre ele e disse ao marido que ali seguia um homem de Deus.
Tempos depois disse ao marido que se fazia necessário fazer um quarto, com cama, cadeira, mesa e candeeiro em sua casa para hospedar aquele profeta do Senhor e seu assistente, que um dia achegando-se ele da cidade ali permaneceu e deitou.
Eliseu disse a Geazi para chamar aquela mulher à sua presença, a qual chegando-se ao profeta se apresentou.
Então, Eliseu disse a Geazi para indagar a mulher: Eis que nos tens tratado com todo o desvelo. Agora, o que se há de fazer por ti? Haverá alguma coisa de que se fale por ti ao rei, ou ao chefe do exército? Ela respondeu: Eu habito no meio do meu povo. 2 Reis 13
O comodismo da mulher era de cegar os olhos da mesma, a proximidade do Senhor em casa, as portas das benções à sua frente não lhe despertaram, alegou não querer nada, visto ser rica, estar no meio dos seus iguais, tudo ia bem, sem quaisquer necessidades, satisfeita com a vida. Muitas vezes, perdemos as bençãos quando se está diante da mesma. O Senhor queria lhe ofertar uma benção, selar uma aliança eterna e ela não percebia, tal como muitas de nós, que nos deixamos mergulhar no comodismo.
Mas o Senhor quando tem um plano em nossa vida, não nos cabe vontade senão a dele.
Eliseu indagou a Geazi o que poderia ser feito por aquela mulher, algo teria que ser feito.
Disse Geazi: ora, ela não tem filho, e seu marido é velho. Então disse Eliseu: Chama-a. E, chamando-a ele, ela se pôs a porta. Disse Eliseu: Por este tempo, daqui a um ano abraçarás um filho. Respondeu ela: Não, meu senhor, homem de Deus, não mintas à tua serva. 2 Reis 4:14-16
O Senhor conhece nossos sonhos guardados no fundo de nossos corações, ele nos sonda. Muitas de nós já fizemos como aquela mulher, colocando nossas forças em nós mesmos, como se tudo pudessemos conquistar, uma tolice gigantesca.
Mas o amor do Senhor é muito maior que tudo isso, sua misericórida é interminável, renova-se a cada manhã. Aquela mulher concebeu um filho no tempo devido por Eliseu, mas tendo crescido, um dia saiu ao encontro do pai que estava trabalhando e passou mal, que ordenou que o levassem até sua mãe, que ficou com ele sobre os joelhos até antes de meio-dia quando morreu em seus braços.
Ela então, pegando o menino subiu ao quarto do Profeta e o deitou na cama em que o mesmo dormia, fechou a porta e saiu ao encontro de Eliseu, mas antes encontrou o marido, a quem pediu um servo e uma jumenta para ir ao encontro do Profeta. O marido indagou porque do encontro, porque não era dia para tal, mas ela disse, tudo vai bem!
Saindo com o servo para guiá-la até o Monte Carmelo onde habitava Eliseu, que vendo-a ao longe disse a Geazi para lhe encontrar e perguntar sobre ela, o marido e o filho, o que ela disse: Vai bem.
O Senhor lhe conhece de longe e de perto, em secreto e em público, porque naquelas horas na madrugada que tu desperta e corre para os seus braços sem nada dizer a ninguém, apenas ao Senhor. Ele sabe, ele te conhece, ele te recebe, ouvi o teu clamor, porque ele sabe dos teus sonhos, mesmo no mais profundo de teu coração.
Chegando ela ao homem de Deus, ao monte, apegou-se-lhe aos pés. Geazi chegou para a retirar, mas o homem de Deus disse: Deixa-a! A sua alma está em amargura, e o Senhor o encobriu de mim, e nada me revelou. 2 Reis 4:27
Em desespero e completamente perdida, perguntou ao Profeta: Pedi eu a meu senhor algum filho? Não disse eu: Não me enganes? (2 Reis 4:28)
O silêncio do profeta é marcante nessa passagem, isso pode nos levar a pensar que ele ficou pasmém, uma vez que nada lhe foi revelado pelo Senhor. Naquele momento Eliseu pode ter pedido ao Senhor pelo menino, o que lhe fez enviar Geazi ao encontro do menino, ordenando-lhe para não falar com ninguém pelo caminho e chegando-se que colocasse o bordão de profeta sobre o menino.
Mas, a sunamita foi bem clara, não largava do profeta de modo algum: “Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te hei de deixar. Então, ele se levantou e foi com ela.
Ela esperou somente no Senhor, o que nos faz lembrar que:
Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças. Subirão com asas, como águias; correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão. Isaías 40:31
Lembre, as promessas de Deus se cumprem integralmente, não desista, não duvide, não ceda, busque o Senhor enquanto ele está perto, enquanto pode, ele vai materializar todas as promessas que lhe concedeu.
No caminho, Eliseu e a mulher encontram Geazi que não foi capaz de produzir o esperado, que lhes avisa que o menino não despertara. No fim dos tempos, não espere que a unção será dividida. Penso que Geazi titubeou, arriscou-se sem a devida fé.
Eliseu encontrando o menino morto sobre a sua cama, entra no quarto, fecha a porta sobre eles e ora ao Senhor. O Profeta procurou entrar na intimidade com o Senhor, mas a Bíblia não relata o que ele falara ao Senhor, penso que tenha sido um clamor, o que lhe foi respondido passo a passo.
O profeta deitou-se sobre o menino e, pondo a sua boca sobre a boca dele, e os seus olhos sobre os olhos dele, e as suas mãos sobre as mãos dele, se estendeu sobre ele; e a carne do menino aqueceu. Depois voltou, e passeou naquela casa de uma parte para a outra, e tornou a subir, e se estendeu sobre ele; então, o menino espirrou sete vezes e abriu os olhos. 2 Reis 34-35
Creio que naquela altura o Senhor disse a Eliseu, alinha o menino aos meus caminhos, prepara a boca que esse falará por mim, os olhos para ver o que permito, as mãos para trabalhar em minha obra. O menino foi sendo ungido da cabeça aos pés, esquentando pelo fogo dos céus.
Mas o Senhor fez muito mais, enviou o seu Profeta a espalhar por toda a casa a unção dos céus, para que novamente voltando ao menino finalizasse o derramamento da unção do Senhor. É isso o que o Altíssimo quer fazer contigo Preciosa, quer que você alinhe seus lábios, seus olhos, suas mãos, todo o seu corpo e sua casa ao caminho dele.
A que você tem dado lugar em seus lábios, a que tem voltado os teus olhos, teu corpo, tua casa? Volta o teu caminho ao Senhor, porque ele é o caminho, a verdade e a vida.
Disse JESUS, eu sou o caminho, a verdade e a vida, quem crê em mim, ainda que morto, viverá.
Eu te convido Preciosa a alinhar a tua vida e a tua casa ao Senhor Jesus, porque uma vez feito isto, tudo que estava perdido será restituído, tudo o que pensava estar morto irá ressuscitar, é essa a promessa de quem crê somente no Altíssimo como único e exclusivo Salvador.
Quando Paulo e Silas estavam presos, os mesmos louvavam e veio um grande terremoto e as cadeias e correntes sobre os mesmos se abriram, as portas das prisões dele e de todos os próximos a ambos foram abertas, o carcereiro desesperado ao ouvir as orações de Paulo e Silas, perguntou o que faria, o que ambos lhe responderam que bastava crer que ele e toda a sua casa seria salva.
Aquela mulher não deixou o Profeta até que a promessa em sua vida fosse cumprida pelo Senhor, que a completou por inteiro.
Preciosa, é esse o segredo, não desista, não pare de lutar, porque os sonhos e promessas do Senhor na vida daquela que crê são cumpridos totalmente.
Cleany Salazar
FONTE: WWW.SOUPRECIOSA.COM