Termino o ano com um forte sentimento de "tarefas inacabadas". Olho para trás e constato que, embora tenha "feito" muita coisa, poderia ter realizado mais. Tenho tentado redirecionar a minha vida para me ver livre da "ditadura" do "a fazer". Listas e mais listas nas agendas, no celular e no computador, de tarefas e tarefas. Como nos games, por mais que mate os inimigos, eles continuam aparecendo em número maior, à medida que passo de fase.
De repente, entre uma tarefa e outra, todas elas inacabadas, surge Jesus a me chamar para um passeio no parque. Ele me convida a olhar passarinhos e flores enquanto me incomoda com perguntas de tirar o sono de qualquer metropolitano:
" ... não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? ... quem dos humanos, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? ... se Deus veste as flores e alimenta as aves, não cuidará de você que vale muito mais? ... "
" ... não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? ... quem dos humanos, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? ... se Deus veste as flores e alimenta as aves, não cuidará de você que vale muito mais? ... "
Antes de voltar para as tarefas inacabadas, Jesus me alerta: " ... busque em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhe serão acrescentadas ... ". E arremata com uma dica totalmente "desconectada" com o tempo presente " ... não se preocupe com o amanhã, pois o amanhã trará as suas pórias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal ... "
A tecnologia nos dá a sensação de que podemos fazer mais do que realmente somos capazes. Por isso estamos assumindo mais responsabilidades, mais tarefas e mais compromissos. Sacrificamos tudo, incluindo Deus, saúde e família, na ânsia de fazer e fazer. Somos escravos da informação, das tarefas (e das postagens desnecessárias).
A proposta de Jesus não é um convite a irresponsabilidade e nem a falta de planejamento. A chamada do Mestre é para fazermos hoje o que realmente precisa ser feito hoje. O que pode ser deixado para amanhã, deve ser feito amanhã. Entretanto, existem coisas, muitas coisas, que não precisam ser feitas hoje, amanhã e nunca. Em oração, faça a sua lista do nunca.
E por favor, por amor, quando o Senhor te convidar para um passeio no parque, e Ele te convida todo dia, não leve seu celular. Você será tentado a tirar fotos das flores e pássaros. Mais ainda, você vai querer postar imediatamente. Mais ainda, você ficará maluco para ver os "likes" . Mais ainda, quando se der conta, estará falando no celular enquanto o Senhor, silenciosamente contempla os passarinhos na beira do lago ...
Feliz menos - coisas - a - fazer - e - mais - passeios - no - parque 2015
Marcelo Guaberto
Nenhum comentário:
Postar um comentário