Como um Vaso Quebrado



vasoquebrado

Hoje eu venho falar de sentimentos que podem minar a nossa Fé, momentos tão difíceis em nossa vida, dificuldades tão intensas que nos levam a pensar que não vamos conseguir suportar. Situações que podem nos levar ao fundo do poço. Traições, abandono, desemprego, injustiça e tantos outros. Poderíamos listar inúmeras questões que angustiam a nossa alma, que nos fazem sentir como vasos quebrados.
O que fazer em meio a dor, em meio aos cacos fragmentados pela queda, pelo erro, pela falha?
Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado. Salmos 31:12
Um vaso quebrado é um vaso indesejável porque é considerado inútil. Quem ficará com algo quebrado em casa? Pode até ser que algumas pessoas, por algum motivo, conservem um objeto quebrado em seu lar. Entretanto, com certeza, ele não será mais o mesmo, pois está quebrado. A sua utilidade terá sido perdida ou avariada.
Perdeu a sua configuração. A pessoa não poderá vendê-lo tampouco usá-lo para presentear alguém. Quem se interessaria em comprá-lo? Ou quem ficaria contente por ganhar um objeto quebrado?
Existem pessoas que se sentem como vasos quebrados, indesejáveis, e isso é terrível, porque, ao contrário dos vasos, elas têm alma e espírito. E nesses momentos de intensa fragilidade, elas se tornam totalmente vulneráveis.
A metáfora do vaso quebrado pode indicar enfermidade, morte espiritual, morte de uma pessoa querida, traição, rejeição e inúmeras outras situações, contudo, precisamos da convicção de que podemos enfrentar tudo isso porque o Senhor nos fortalece.
Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.” Filipenses 4.11-13.
Quando afirmamos tudo posso, estamos aceitando grandes desafios, e isso nos coloca fora da média. Jesus Cristo nos chamou para transformamos este século e não nos conformarmos com ele. E de que maneira faremos isso? Pela renovação da nossa mente. E como renovar nossa mente? Claro que não será pelos padrões do sistema do mundo, mas sim pelo prumo de Deus, por seus imutáveis e eternos princípios registrados em sua Palavra. É desse modo que experimentaremos, eternamente, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos12.2.)
Quando afirmamos tudo posso, estamos declarando que somos capazes, em Deus, para resistir aos apelos do mundo, que apesar de ainda estarmos aqui, não trilhamos seu caminho, mas o de Deus.
Quando dizemos tudo posso estamos afirmando que o que nos importa verdadeiramente é entrar pela porta estreita que conduz à vida, ainda que o caminho seja apertado.
É Cristo e seu reino que nos interessa.
Entrai pela porta (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz a perdição,e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta,e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.” Mateus 7.13-14.
A vida cristã não é nenhum mar de rosas, se dissermos que não teremos problemas estaremos sendo falsos e contrários ao Evangelho de Jesus Cristo. Sabemos que passaremos por águas, rios e fogos, mas que nem as águas nos submergirão nem as chamas do fogo arderão em nós, e o Senhor estará conosco todo o tempo (Isaías 43.2); sabemos que enfrentaremos aflições, mas que devemos ter bom ânimo porque Ele venceu o mundo por nós (João 16.33); sabemos que passaremos por aflições, mas que, no final, elas redundarão em perseverança(Tiago 1.2-5).

Conta-se que, certa vez, um fazendeiro que estava viajando em sua carroça avistou na estrada um jovem com um fardo pesado nas costas. Por compaixão do rapaz, ele parou e lhe ofereceu carona. O andarilho aceitou, mas depois de algum tempo o dono da carroça observou que o jovem continuava segurando o seu fardo. Curioso com tal atitude ele perguntou: “Por que você não coloca todo esse peso na carroça?” E o rapaz respondeu: “Não creio que o pobre cavalo agüente sozinho”.


Podemos tirar algumas lições a partir dessa história. Deus nos deu o seu Filho Jesus para lhe entregarmos toda a carga que está sobre nós:
Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.”  Mateus11.28.
Existem pessoas, contudo, que agem como esse rapaz e não entregam o seu fardo nas mãos do Senhor. Elas continuam a segurá-lo como se Jesus não fosse suficientemente capaz para tomá-lo para si. Essas pessoas não crêem, de fato,no poder sobrenatural do Deus do impossível, que apenas com um estalar dos seus dedos pode transformar qualquer situação.
Deus é o oleiro, e nós somos barro em suas mãos. Ele faz conforme o seu querer e não conforme desejamos, porque somente Ele tem a perfeita vontade.
Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos.” Jeremias 64.38
Esse é o nosso Deus! Majestoso, poderoso, incomparável, amoroso e misericordioso! Então quando a dor e a tristeza baterem à sua porta, lembre-se de quem é o seu Deus.
Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.” Salmo 16.11.
Preciosa, que você possa compreender a imensidão do amor incondicional de Cristo por você. Saiba que você não é um vaso quebrado, pronto a ser jogado no lixo. Você é sim, um vaso a ser usado, moldado,  uma princesa do Senhor, e o que Ele mais almeja é vê-la consciente desse amor, dessa certeza que o mundo nem as circunstâncias podem destruir.
Tome posse dessa vitória em nome de Jesus.
Beijos,
Aline Belota
Fonte: Site www.soupreciosa.com