O que você faz quando o dia mau entra sem bater à porta? Você se desespera e diz bobagens contra o Senhor, influenciado pelas circunstâncias e pela malícia dos incrédulos, ou obedece à Palavra infalível do seu Deus e Salvador? Você mantém sua fé nele trancada na sala da dúvida, no quarto da amargura ou no corredor da indiferença? Será que Deus tem lugar na sua vida, na sua vontade, nos seus sonhos? Examine-se, pois o homem a si mesmo… (1 Coríntios 11:28) (ASSIS, 2009)Preciosas, hoje eu gostaria de compartilhar com todas vocês a experiência de enfrentar desertos em nossas vidas. Espero que essa palavra toque o fundo dos seus corações.
O profeta Elias foi boca de Deus contra a depravação moral e espiritual que havia levado os israelitas à profunda apatia espiritualdesencadeada pelo Rei Acabe, a quem enfrentou por ordem do Senhor e lhe que colocou a par da grande seca que viria sobre Israel como castigo pelos seus pecados. O Senhor o instruiu após aquele encontro a se dirigir ao riacho de Querite a leste do Jordão, onde permaneceu alimentado por corvos, que lhe traziam pão e carne de manhã e de tarde, bebendo água de riacho.(1 Reis 17:5-6).
Chamou-me a atenção a obediência de Elias, dirigindo-se a um deserto para enfrentar a solidão, mas, para se relacionar de maneira mais profunda e esclarecedora com o Pai, conhecendo melhor o seu extremo amor de Pai para com os seus.
Vejam que enfrentar um deserto na presença do Senhor tem seus privilégios, pois ele não deixou Elias passar fome e nem sede, saciou todas as necessidades básicas do profeta, porque ele esteve no controle de tudo. Essa foi uma experiência miraculosa, porque foi no deserto que Elias foi forjado, tornou-se mais obediente e fiel, constituído de mais ousadia e pronto para grandes embates em nome do Senhor. Foi no desertoque Elias aprendeu a depender do Senhor e confiar que ELE ouviria suas orações tanto por chuva como por fogo dos céus. Ali é o lugar de encontro com Deus, é onde nos encontramos conosco; onde todos os nossos limites físicos, emocionais e espirituais são testados pelo Senhor. (ASSIS, 2009)
Muitas vezes nos encontramos em desertos, mas quero te dizer que esses são períodos de fortalecimento, de capacitação, marcados por solidão para termos intimidade com o Senhor, onde somos forjadas para operar com obediência na vida do próximo, que se encontra em condições de existência bem piores do que a nossa.
Mas, há quem esteja em pior condição de existência. Enviando o Senhor a Elias à casa de uma viúva na cidade de Sarepta em terras de Canaã, ele a encontrou vivendo as piores condições de existência, a seca tinha consumido todas as suas provisões e a saúde de seu filho, que estava morrendo com muita dor. A mulher tinha perdido a alegria de viver, as esperanças, as expectativas por um futuro viável, todos os seus sonhos estavam sendo destruídos.
Elias voltou-se para ela e lhe pediu água numa jarra, o que de pronto ela obedeceu, e antes que se afastasse, fez-lhe outro pedido, um pedaço de pão. A resposta dela foi lastimável:
Juro pelo nome do Senhor, o teu Deus, que não tenho nenhum pedaço de pão, só um punhado de farinha num jarro e um pouco de azeite numa botija. Estou colhendo uns dois gravetos para levar para casa e preparar uma refeição para mim e para o meu filho, para que comamos e depois morramos. 1 Reis 17:12
Juro pelo nome do Senhor, o teu Deus, que não tenho nenhum pedaço de pão, só um punhado de farinha num jarro e um pouco de azeite numa botija. Estou colhendo uns dois gravetos para levar para casa e preparar uma refeição para mim e para o meu filho, para que comamos e depois morramos. 1 Reis 17:12
Sem pesar, Elias disse à mulher que não temesse e fizesse o que lhe tinha dito. Disse ainda que lhe fizesse um bolo com o que tinha e lhe trouxesse; que depois, fizesse algo para ela e seu filho doente. Pois assim diz o Senhor, Deus de Israel:
A farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não se secará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra 1 Reis 17-13.
A farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não se secará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra 1 Reis 17-13.
A fé e obediência à palavra de Deus permitiram que o milagre começasse, a prova vai até onde Deus permite, para que ele entre com grande providência, mesmo aos não crentes, para quebrantar seus corações. A viúva, mesmo sem conseguir enxergar esperança com olhos humanos, deu tudo o que tinha e teve sua história mudada.
A situação daquela mulher era apenas uma oportunidade para o Senhor demonstrar misericórdia e operar um milagre.
Muitas vezes, nos encontramos no deserto em presença do Senhor, supridas por ele, por servos dele a quem a aparência nos espanta, imagine a surpresa de Elias vendo corvos lhe trazendo alimento!
Por outro lado, muitas pessoas estão sofrendo horrores em suas vidas, por não terem a presença do Senhor consigo nos desertos que enfrentam.
Quantas pessoas desconhecidas nos chegam com aparências muitas vezes estranhas aos nossos olhos, quando nos encontramos em desertos de desesperança, dizendo bobagens ao Senhor, influenciadas pelas circunstâncias?
Acabamos nos trancando no quarto da dúvida, blasfemamos pedindo que a morte chegue, tal como aquela viúva, achando que as circunstâncias nos levaram ao fim.
Mas a prova vai até o momento em que Deus entra em nossas vidas e muda tudo, o Espírito Santo de Deus está em todo lugar, ele nunca cessa, porque a farinha, o pão da vida, e o azeite nunca terminarão até que o Senhor derrame uma chuva de bênçãos.
Um deserto sem a presença do Senhor é a pior das condições de existência, mas o Senhor nunca dorme, ele jamais fecha os olhos para aquele que nele crê.
Aquela viúva aprendeu que há um DEUS eterno que pode tudo, que tudo criou e que vela cada um de nós bem de perto o tempo inteiro.
O Senhor concedeu sua graça à viúva quando passou a obedecer à palavra, a partir de então viu sua vida ser transformada, pois ela não imaginava que o Deus de Israel, lá do alto dos céus, já estava providenciando meios e cuidados para ela e seu filho, porque tendo ela feito conforme a palavra, a comida durou muito tempo para ela, seu filho e o profeta.
A viúva acreditou na palavra do homem de Deus. O Senhor honrou a sua fé, suas esperanças foram renovadas e ela passou a ter certeza da existência de Deus, o qual tinha se compadecido dela.
Em quais desses desertos tu queres estar, ficar, permanecer? Levanta-te, porque há outras mulheres em situações piores do que o teu deserto. Entre em intimidade com o Senhor, deixa ele te fortalecer, te capacitar, te abençoar com sua glória, vai tu e segui-o, leve a glória DELE a outra pessoa que está num deserto sem ELE.
Leve a palavra, derrame e multiplica o azeite na vida da tua próxima, porque o azeite jamais termina.
O Espírito Santo nunca vai te deixar!!!!
Preciosa, eu te convido a levantar os olhos para o alto, de onde vem o nosso socorro. Evoca o nome do Senhor, porque todo aquele que assim o faz será salvo.
Leve a palavra, deixe o Espírito Santo de Deus que no teu corpo mora e habita, a lhe conduzir pelas mãos.
Pela tua vida virá a benção daquela que está num deserto sem a presença do Senhor, porque não o conhece.
Eis o plano de Deus, de nosso Senhor Jesus Cristo em tua vida e na vida daquela que sofre.
Como disse o Senhor Jesus Cristo: Agora vem tu e me segue!
Abençoa em nome do Senhor Jesus.
Bênçãos sem medidas para todas as preciosas.
Cleany Salazar
Nenhum comentário:
Postar um comentário