E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.
(João 6:35)




quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O Bordado de Deus






Quando eu era pequeno, minha mãe costumava cozer muito. Eu me sentava perto dela e perguntava quê estava fazendo. Ela me respondia que estava bordando.

Sendo eu pequeno, observava desde abaixo o seu trabalho, por isso eu reclamava dizendo-lhe que só via uns fios feios. Ela sorria, olhava para baixo e dizia:

- “Filho, vai brincar lá fora um tempinho e quando eu tiver terminado o bordado te colocarei no meu colo e você o verá desde acima”.

Eu me questionava por quê ela usava alguns fios escuros e por quê me pareciam tão desordenados desde onde eu estava. Mais tarde escutava a sua voz dizendo-me:

- “Filho, vem, senta no meu colo”.

Eu o fazia imediatamente e me surpreendia e me emocionava ao ver a formosa flor ou o belo entardecer no bordado. Não podia acreditar; desde abaixo só via alguns fios enrolados. Então minha mãe me dizia:

- “Meu filho, desde abaixo se vê confuso e desordenado, porém vocÊ não percebia que por cima havia um plano. Eu tinha um desenho formoso.

Agora olha desde a minha posição, veja como está bonito.”

Muitas vezes ao longo dos anos eu olhei para o céu e dizendo:

- “Pai que estás fazendo?”.

Ele me respondia:

- “Estou bordando a tua vida.”

Então eu replicava:

- Porém se vê tão confuso, é uma desordem. Os fios parecem tão escuros, porque não são mais brilhantes?

O Pai parecia dizer-me:

- “Meu filho, ocupa-te do teu trabalho confiando em Mim e um dia trarei ao céu e te porei sobre meu colo e verás o plano desde minha posição.

Então entenderás...”


       Quantas vezes Cristo caminha lado a lado conosco, e não o vemos. Quanta cegueira, quanta surdez em nossa caminhada pela vida. Quantas graças concedidas, quantos milagres realizados e nunca sentidos tampouco percebidos. Milhares de seres que revelam a ação de Deus na terra, esbarram em nós e nem  nos damos conta da luz que os envolve, do brilho que eles irradiam. E quantas outras mais, igualmente a nós, vivenciam a rotina de sons ensurdecedores, claridades que ofuscam nossa visão, que machucam os olhos, e sem nem se dar conta de que tateam no escuro.

         Cada passo nosso, cada pensamento, cada sentido, não é somente nosso, é primeiramente de Deus, que nunca nos deixa completamente sós. Fomos criados com capacidades, com dons, com aptidões, para que trilhemos o caminho certo. É como a visão de um belo bordado. Se uma mulher por exemplo estiver sentada em um sofá mais alto que os outros sentados no chão ou em bancos mais baixos. Ela sempre tera a visão real e mais bonita do bordado. Visão diferente de quem esta no chão, que verá o lado sujo do bordado, os nós, as emendas. Deus esta sempre conosco nos instigando a levantar e olhar o lado bonito do bordado da vida. Ele quer que notemos o alinhamento das cores, o entrelaçamento das linhas formando o desenho da vida.

         Deus borda a vida e nos ensina a participar dos acabamentos de sua obra prima, nos ajuda a cada laçada, a cada novo arremate, e nos impulsiona a começar sempre a nova carreira para terminar o desenho a nós destinado. Só que na maioria das vezes ficamos sentados no chão nos questionando  sobre porque a vida tem tantos nós e tantas linhas misturadas, que embaralham a visão da gente, dificultando a nossa capacidade de desvendar, de revelar, de descobrir qual é o nosso desenho, o desenho da nossa vida e como é belo apesar de ter o lado sujo, o lado feio.

          A humanidade em si precisa sentir mais a presença de Deus, e querer participar mais também, dos planos dele. Ele esta em tudo que é lugar, criaou infinitas belezas, esta em todos os seres, e só quer ser ouvido, visto, sentido, só quer ser um conosco. Acredito que somos a obra predileta do nosso criador. Que escritor não gosta de ser lido? Que pintor não gosta de ver suas telas espalhadas e comentadas, adquiridas?
Que criador não gosta de ver feliz, ver em harmonia a sua obra prima?

           Deus e nós temos que viver em plena e absoluta harmonia. Temos que desejar ardentemente essa união em prol de uma vida mais completa, mais sólida, mais consistente. Uma vida baseada em princípios morais, éticos. Baseada em desejos semelhantes. Amar como Jesus amou e ser amado como ele nos amou. Olhar o mundo como Jesus olhou e não se satisfazer com a cegueira imperceptível por nós. Ouvir o que Jesus ouvia e se deliciar com os por menores da criação. Deus nos quer o mais semelhante a ele possível. Nos quer um bordado lindo, colorido, com as imperfeições encobertas com as perfeições do entrelaçar das linhas da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário